IMG-20230127-WA0021
José Luiz Bitencourt*

A data da “posse” do governador Ronaldo Caiado no seu segundo governo finalmente chegou: será a 1º de fevereiro, quarta-feira, na solenidade de instalação da 20ª Legislatura ou, na prática, o dia da reabertura dos trabalhos do Poder Legislativo estadual.

Sim, é fato que o novo mandato começou formalmente em 1º de janeiro. No entanto, devido ao período de convalescença da cirurgia de ponte safena a que o governador se submeteu, tudo se deu em uma cerimônia fria na Assembleia, com poucas autoridades, marcada por um discurso online de Caiado pouco mais do que protocolar.

Agora, as coisas mudam. Uma renovada fornada de deputados estaduais estará assumindo as suas cadeiras, com a presença física de Caiado como convidado especial. Ele pode ou não falar, sendo provável que o faça, diante da importância estratégica da oportunidade. O deputado mais antigo, Talles Barreto (do União Brasil), usará a tribuna em nome de todos os colegas, com a missão de dar o tom da nova temporada parlamentar – destinada a se afinar com os propósitos anunciados para o novo governo de buscar para Goiás a conciliação entre desenvolvimento econômico e justiça social.

Encerrada a sessão, que se iniciará às 14 horas, Caiado se retira. E outra será convocada imediatamente para a eleição do deputado Bruno Peixoto como presidente da Assembleia.

José Luiz Bitencourt – Jornalista e blogueiro – colaborador do Portal do Alan

About Author