O Hospital Israelita Albert Einstein está desenvolvendo uma nova plataforma para auxiliar o Ministério da Saúde na avaliação e fiscalização de unidades de saúde públicas e na gestão dos recursos repassados pelo governo federal.
A Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde (Pamdas) utilizará dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes relevantes para cruzar informações e fornecer alertas de possíveis irregularidades.
O e deve gerar relatórios de análise do triênio 2021-2023.
Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o objetivo de apoiar e melhorar o SUS através de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
Atualmente, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos, que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
Os recursos do programa são fornecidos pela isenção fiscal dos hospitais participantes e os projetos levam a expertise dos hospitais para atender às necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do Proadi-SUS estão a redução de filas de espera, qualificação de profissionais, pesquisas sobre temas de interesse para a saúde pública, gestão do cuidado baseada em inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.