Há apenas seis semanas de lançamento, a sequência do sucesso de bilheteria de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”, ultrapassou US$ 2 bilhões em vendas globais de ingressos. É o sexto filme da história – e o primeiro em tempos de pandemia – a cruzar o cobiçado marco, juntando-se a um clube exclusivo que inclui “Avatar”, “Vingadores: Ultimato”, “Titanic”, “Star Wars: O Despertar da Força” e “Vingadores: Guerra Infinita”.
Agora, Cameron é responsável por três dos seis filmes de maior bilheteria de todos os tempos. Ele também é o único diretor com três filmes a ultrapassar US$ 2 bilhões. Notavelmente, Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri nos longas de “Avatar”, já atuou em quatro dos seis filmes que conseguiram ultrapassar US$ 2 bilhões. Ela também aparece também em “Vingadores: Ultimato” e “Vingadores: Guerra Infinita”, reprisando seu papel de Gamora de “Guardiões da Galáxia”.
Notavelmente, “The Way of Water” atingiu oficialmente o objetivo elevado que Cameron estabeleceu para si mesmo antes do lançamento do filme. Antes da sequência estrear nos cinemas, ele disse à GQ que “Avatar 2” representa “o pior caso de negócios da história do cinema” porque precisa se tornar um dos três ou quatro filmes de maior bilheteria de todos os tempos apenas para empatar. (Os analistas acreditam que o ponto de equilíbrio do filme foi próximo de US$ 1,5 bilhão, então “The Way of Water” já está no azul.) Mas nos próximos dias, ele derrubará o quarto e o quinto maiores filmes, “Star Wars: O Despertar da Força” (US$ 2,07 bilhões) e “Vingadores: Guerra Infinita” (US$ 2,04 bilhões), para alcançar esse feito.
O “Avatar” original, que estreou nos cinemas há 13 anos, continua sendo o maior filme de todos os tempos, com US$ 2,9 bilhões. “Vingadores: Ultimato” fica logo atrás em segundo lugar, com US$ 2,79 bilhões, enquanto “Titanic” se destaca como a terceira maior bilheteria de todos os tempos, com US$ 2,19 bilhões.
Até agora, “O Caminho da Água” gerou US$ 598 milhões nas bilheterias dentro dos EUA e US$ 1,4 bilhão no resto do mundo. Fora dos EUA, os mercados de destaque são China (US$ 229 milhões), França (US$ 129 milhões), Alemanha (US$ 117 milhões), Coréia (US$ 96 milhões) e Reino Unido (US$ 81 milhões). É especialmente impressionante que “Avatar 2” tenha conseguido quebrar $ 2 bilhões, uma referência que era impossível nos tempos de COVID, porque nem todo mercado está se reconectando com o Na’vi. A continuação não está sendo exibida na Rússia, onde o original arrecadou US$ 116 milhões, e está fracassando no Japão com US$ 28 milhões, uma queda dramática em relação aos US$ 176 milhões do primeiro filme.
A sequência há muito adiada de “Avatar” de 2009 estreou em dezembro de 2022 e permaneceu extremamente popular nas semanas desde seu lançamento. Como o original, as telas Imax e 3D, bem como clientes recorrentes de todas as idades e demografias, impulsionaram as vendas de ingressos a alturas estratosféricas. A Disney, que detém os direitos de “Avatar” após adquirir a 20th Century Fox em 2019, gastou cerca de US$ 460 milhões para produzir e promover “O Caminho da Água”, tornando-o um dos filmes mais caros de todos os tempos.