Aconteceu hoje uma impressão reunião na GOINFRA, onde foi realizada a apresentação proposta de implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE) em Goiás.
Confira abaixo o relatório apresentado pela GOINFRA nas redes sociais:
Hoje apresentamos aos setores interessados – logística, produtivo, gestores públicos e outros – nossa proposta de implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE) em Goiás, já com perspectivas de criação dos primeiros ramais ligando os centros produtores a linhas-tronco ferroviárias concedidas pelo governo federal no território goiano.
Presidente da Agência, Lucas Vissotto recebeu o vice-governador Daniel Vilela, que creditou apoio à aprovação do projeto e enfatizou a força de um trabalho compartilhado: “É muito importante darmos esse passo. Essa reunião mostra a ousadia que a gente precisa ter. Não só a Goinfra, não só o governo, mas o Estado de Goiás de uma forma geral”.
Após a apresentação de traçados sugeridos preliminarmente e da demonstração da demanda potencial de Goiás pelo modal ferroviário, o presidente Lucas Vissotto abriu espaço para o debate e ouviu sugestões dos participantes.
O próximo passo será a elaboração de um projeto de lei que deve autorizar novas ferrovias no Estado, o que deve ser executado em parceria. “Queremos as contribuições dos envolvidos para a construção desta minuta e para já pensarmos na definição do primeiro ramal. Vamos desburocratizar e facilitar o investimento privado e fazer esses ramais”, reforçou Vissotto.
O tema segue sendo tratado pelo grupo de trabalho formado a partir da reunião de hoje, e, em fevereiro, a Goinfra promoverá um workshop para apresentação dos primeiros resultados alcançados em parceria.