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José Luiz Bittencourt

O governador Ronaldo Caiado surpreendeu ao anunciar que vai sair em pré-campanha pelo Brasil afora acompanhado pelo cantor Gusttavo Lima, sem, no entanto, apresentar uma definição clara sobre quem seria o cabeça de uma eventual chapa presidencial para 2026 e quem ficaria na posição de vice. De resto, não se confirmou nem mesmo uma “chapa”.

Confuso? Nem um pouco. A estratégia de Caiado é cristalina: ele pretende se beneficiar da visibilidade nacional da mais bem-sucedida celebridade sertaneja do país para amplificar o conhecimento do seu nome e faturar pontos nas pesquisas.

Gusttavo Lima, ao contrário, já por demais afamado e mira outro tipo de ganho: vai se expor ao lado de Caiado com o objetivo de absorver parte da movimentação do governador goiano entre lideranças de peso e partidos e conquistar experiência e traquejo no campo específico da política.

O negócio, assim, é bom para os dois.

Em princípio, na tradição histórica do Brasil, egressos do meio artístico voam curto como patos quando intentam carreiras como homens públicos, elegendo-se no máximo para mandatos parlamentares. O eleitorado, em regra, desconfia da capacidade de apresentadores, influenciadores, atores e atrizes, cantores e similares, votados com sucesso apenas para cadeiras legislativas.

Um exemplo local é Sandes Jr., que já foi deputado estadual e federal, perdeu duas vezes para prefeito e no último pleito sequer conseguiu se reconduzir para a Câmara Municipal de Goiânia.

Para a presidência da República, vale lembrar Sílvio Santos: o homem do baú tentou, com muito estardalhaço, mas não conseguiu nem se candidatar.

Não há exceções.

Tudo isso quer dizer, em resumo, que, a depender da tradição, o cenário é negativo para Gusttavo Lima.

Ele pode optar pelo Senado, sua intenção inicial, depois ampliada para o Palácio do Planalto quando viu os índices favoráveis obtidos nas pesquisas.

Essa discussão, agora, tornou-se inútil diante do anúncio do périplo que iniciará de mãos dadas com Caiado, a partir do evento do dia 4 de abril em Salvador, na Bahia, quando a pré-campanha em princípio de ambos será desencadeada.

As leitoras e os leitores podem ter a certeza de que, naquele dia, todos os canais de televisão e todos os veículos de comunicação darão integral e maciça cobertura para o evento, assinalando a primeira vitória midiática de Caiado na sua caminhada para disputar o trono maior de Brasília em 2026.

José Luiz Bittencourt é editor do Blog do JLB

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