Segunda-feira, com sol e variação de nebulosidade, a combinação calor e umidade vai favorecer a formação de áreas de instabilidades, as chuvas poderão ser intensas em algumas localidades e vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
Temperatura máxima podendo chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 50% a 98%, o nascer do sol nesta segunda-feira foi às 05:35hs e o pôr do sol será às 18:26hs.
Alerta para o Estado de Goiás: risco potencial de formação de áreas de instabilidades (chuvas intensas) que podem gerar chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
Prognóstico para a semana: de segunda a quarta-feira a combinação calor e umidade vai favorecer a formação de áreas de instabilidades, as chuvas poderão ser intensas em algumas localidades e vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas. De quinta a sábado chuvas mais volumosas devido ao avanço de uma nova frente fria.
As precipitações registradas durante o final de semana em Catalão (GO) de sexta para sábado (9/11) foi 72,6 mm e Domingo à noite com chuvas intensas (10/11) foi 43,6 mm e as rajadas de ventos chegaram a aproximados 63,3 Km/h, ou seja, em apenas dois dias choveu 62% em relação à média histórica, segundo as Normais Climatológicas do INMET de 1991-2020. Na cidade de Ipameri já temos acumulados em novembro de 2024 até a data de ontem 185 mm.
Informações: Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: CIMEHGO/INMET