Operação ‘Caviar da Dengue’ investiga fraude em contrato de R$ 18 milhões na compra de produtos de combate ao Aedes aegypti em Aparecida de Goiânia.
A Polícia Civil de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (21), a Operação “Caviar da Dengue”, que investiga possíveis fraudes em um contrato de R$ 18 milhões entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia e uma empresa de Goiânia. O contrato, firmado em 2024, tinha como objetivo a aquisição de produtos para controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A investigação, conduzida pelo Grupo de Repressão a Roubos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC/GARRA), apura a dispensa de licitação sob a justificativa de exclusividade na fabricação e comercialização dos produtos pela empresa contratada. As autoridades buscam evidências de superfaturamento e outras irregularidades.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Aparecida de Goiânia, Goiânia e Abadia de Goiás. O objetivo é coletar documentos e provas que possam esclarecer a extensão da fraude e verificar a eventual participação de servidores públicos no esquema.
O Ministério Público de Goiás já havia recomendado a suspensão do contrato para análise de sua legalidade. A promotora Suelena Caetano Fernandes Jayme, da 18ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, estabeleceu um prazo de 15 dias para que o prefeito Vilmar Mariano e a secretária Valéria Pettersen apresentem justificativas sobre a dispensa de licitação e as medidas adotadas em relação ao contrato. O descumprimento pode levar a ações judiciais.
As investigações continuam e novas fases da operação não estão descartadas. Mais informações serão divulgadas conforme o caso avança.