Após 158 dias sem ocorrência de chuvas dia 28/09/2024 em Catalão (GO) e região, devido ao avanço de uma frente fria pela sudeste do país, provocou pancadas irregulares e pontuais, com rajadas de ventos e raios, trazendo uma amenização do calorão dos últimos dias.

As Estações Automática e Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de Catalão não registraram chuva.

Mas a tendência ainda a partir de quarta será de tempo quente e seco, com retorno da forte e intensa onda de calor com termômetros que devem registrar valores até 38°C e índices de umidade relativa do ar abaixo de 20% na região, com possibilidade de chuvas isoladas.

A boa notícia é que entre o final da primeira e início da segunda quinzena de outubro, aproximadamente a partir dos dias 8 e 9, as chuvas retornam mais volumosas e bem distribuídas no formato de tempestades que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos, raios e eventualmente granizo, devido ao avanço mais frequente das frentes frias e o rompimento do bloqueio atmosférico com aumento dos índices de umidade e temperaturas mais amenas.

Durante o mês de setembro de 2024, a Estação Convencional do INMET registrou temperatura máximas de 39,1ºC dia 26/09/2024, sendo a maior temperatura do ano de 2024 até agora.

Em relação a chuva não teve registro, caracterizando uma anomalia negativa chovendo abaixo da média histórica para o referido mês.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: INMET/IGEO/UFCAT

About Author