BOM DOMINGO!
Josué. O servo fiel
Yehôshûaʿ que em grego Ιησους significa “Javé é salvação”. Vem da raiz Yehovah, diretamente enraizado no nome da divindade Javé, “Aquele que existe”, o nome próprio do único Deus verdadeiro, o nome impronunciável. Que vem também da raiz Yasha que significa salvar, ser salvo, ser libertado e dar vitória.
Josué um dos escravos libertos por Moisés que se tornou ajudante do mesmo, espia, chefe militar e, por fim, sucessor de Moisés.
Este foi testado logo cedo, observamos isso em Êxodo 17:8-13 que Moisés ordenou a Josué escolher homens para pelejar contra os Amalequitas.
Logo após a saída do Egito mais uma vez Josué estava acompanhando Moisés até a parte do caminho para ele receber os Dez Mandamentos do Eterno. (Êxodo 24:13-31)
Como também quando Moisés se encontrou face a face com o Eterno, Josué estava presente e não se apartava da tenda. (Êxodo 33:11)
Desde cedo Josué demonstrou confiança diante de uma futura sucessão.
Observamos isso no envio dos espias e eles retornaram amedrontados com os gigantes. Porém, Josué e Calebe exortaram o povo a CONFIAR NO ETERNO e atacar como Ele ordenara.
Fidelidade, Fé e obediência. Foram pontos que fizeram com que apenas eles dois fossem autorizados a entrar naquela terra.
A sucessão de Moisés é notória e Josué demonstra isso desde o início. Moisés orou ao Eterno para eleger um substituto, e o Criador disse publicamente que seria JOSUÉ. (Números 27:15-22)
Algo magnifico acontece, o Eterno encoraja Josué. (Josué 1:1-9)
Moisés, meu servo, é morto; DISPÕE-TE, AGORA, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Josué 1:2
Tem momentos que precisamos acreditar em nós mesmo, todos enxergam e até o próprio Deus. Mas, nós achamos que não temos a capacidade e não acreditamos em nós mesmo.
E dai o Eterno vem e diz: – Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1:9
A habilidade de liderança de Josué só ficava atras de Moisés. Mas por ser um servo fiel, quando chegou a sua hora assumiu muito bem o comando.