Trabalho é conduzido pelo Hub Goiás, primeiro Centro público de Excelência em Empreendedorismo Inovador da Região Centro-Oeste

O Governo de Goiás apresentou o Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação. O trabalho, feito pelo Hub Goiás, vai embasar a elaboração de políticas públicas voltadas para o fomento à inovação no estado. Um exemplo é o e-Goiás — Transformação Digital das Empresas, programa lançado na terça-feira (09/07), e que vai conectar as startups mapeadas a micro, pequenas e médias empresas goianas que queiram inovar seus processos e produtos.

Foram mapeadas: 212 startups e 104 empresas inovadoras, além de uma série de ambientes inovadores e instituições de ensino que podem ser integrados para gerar um ecossistema que leve Goiás à liderança da área. “Queremos transformar Goiás no estado dos negócios inovadores. O governador Ronaldo Caiado entende que o estado tem que estar na frente também na inovação e, por isso, construímos o Hub Goiás, que é um equipamento de primeira linha e contribuirá para este trabalho”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

O mapeamento completo pode ser visto no link http://abre.go.gov.br/mapeamentohubgoias. Para o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira, este trabalho permite entender onde estão as empresas de base tecnológica do estado para atraí-las a fim de dar suporte na construção de uma mudança de cultura visando as empresas de base tradicional.

“As empresas de base tecnológica entram, justamente, dando suporte para que as empresas de base tradicional melhorem seus processos, inserindo novas tecnologias e aplicando novas metodologias que se adequem aos seus negócios e os melhorem. Ou seja, ajudam as empresas a olhar para frente.”

Nesta primeira etapa, de maneira piloto, o e-Goiás — Transformação Digital das Empresas vai selecionar dez micro, pequenas e médias empresas goianas para participar do processo de capacitação e conexão com startups e empresas inovadoras, além de instituições de ensino e universidades, também mapeadas pelo Hub Goiás, e que podem entrar como solucionadoras dos desafios de transformação digital dessas empresas. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto (19/08) pelo site hubgoias.org.

O Hub Goiás é o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da Região Centro-Oeste do país. O equipamento público, ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo de Goiás, entrou em funcionamento em 2023 com investimentos de R$ 24 milhões e tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a inovação em Goiás, por meio de diversas iniciativas, como mentorias, cursos, eventos e, principalmente, editais de fomento.

Em apenas um ano de funcionamento, o Hub Goiás já lançou quatro editais de fomento, que resultaram no apoio a mais de 90 novos negócios inovadores no estado. Há outros dois editais em andamento. Além disso, passaram pela sede do Hub Goiás mais de 11 mil pessoas nos mais de 240 eventos realizados no local, contando também com 2.290 pessoas que usaram o coworking gratuito para trabalhar e estudar.

O Hub Goiás é gerido pela organização da sociedade civil Porto Digital, responsável pelo maior parque tecnológico urbano da América Latina.

Foto: André Bianchi

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

About Author