IMG-20240724-WA0239-scaled.jpg


Defensores públicos estão na antiga capital do estado para a reunião ordinária do Condege, promovendo e incentivando boas práticas administrativas e de gestão da instituição

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a parceria entre o Governo de Goiás e a Defensoria Pública Estadual, durante reunião, na tarde desta quarta-feira (24/7), com membros do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. A DPE-GO é a responsável pela assistência jurídica gratuita a pessoas que não possuem condições financeiras para pagar pelo serviço.

“A Defensoria Pública participa de todas as decisões de Estado, não existe decisão que a entidade não seja chamada junto ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas. Eu governo em plena parceria com os poderes e órgãos independentes do Estado de Goiás”, enfatizou Caiado.

Ele acrescentou ainda que a instituição presta contribuição importante na governabilidade e que todos os responsáveis têm respondido satisfatoriamente pelas ações que devem desempenhar. “Temos que mostrar que governar não é apenas a arte do governante eleito para o Poder Executivo, mas também pelos órgãos competentes”, afirmou o governador.

Defensores públicos-gerais de todo o país encontraram-se na antiga capital do estado para realização da reunião ordinária do Condege, que tem por objetivo promover e incentivar práticas administrativas e de gestão para aperfeiçoar as defensorias públicas brasileiras. Oleno Matos, presidente do conselho, destacou o trabalho realizado pela DPE-GO e o apoio dado pelo Estado para a manutenção jurídica às comunidades de baixo poder aquisitivo.

“Dentro do sistema de justiça, a Defensoria Pública é uma instituição que precisa de um olhar diferenciado e o governador Ronaldo Caiado pensa muito no planejamento para executar as ações, potencializar as políticas públicas e não tenho dúvidas que sabe que precisamos dessa atenção para estabelecer a regra constitucional de que a DPE deve estar em todas as comarcas”, afirmou o presidente do Condege.

Durante a reunião, o governador recebeu, por parte do Condege e da DPE, uma honraria ao mérito em reconhecimento ao serviço prestado pelo desenvolvimento e fortalecimento da Defensoria Pública.

Transferência de sede
Durante a transferência da capital para a Cidade de Goiás, a DPE-GO instalou sua sede no Colégio Sant’Ana. No local, a instituição oferece aos cidadãos serviços de assistência jurídica de forma gratuita, como emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, regularização de guarda e pensão alimentícia, requerimento para gratuidade de carteira de identidade, entre outros.

Neste ano, a Defensoria lançou também o Dia D do projeto Meu Pai Tem Nome, iniciativa destinada ao reconhecimento de paternidade, maternidade e filiação. A ação, idealizada pela instituição, é considerada referência no cenário nacional.

Fotos: Romullo Carvalho

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author