Milhares de fiéis percorrem a pé os cerca de 18 km que separam as cidades de Goiânia e Trindade; alongamento e hidratação ajudam a completar a caminhada sem indisposições
Com movimento já intenso na GO-060, por ocasião do primeiro final de semana da Romaria do Divino Pai Eterno, especialistas em saúde recomendam cuidado aos fiéis que desejam fazer a tradicional caminhada entre Goiânia e Trindade. As dicas incluem o uso de calçados adequados, além de alongamento e hidratação constante.
É o que afirma o fisioterapeuta Emanuel Venâncio, que faz parte da equipe do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás (SES). “É muito importante realizar alongamento antes, durante o percurso e ao finalizar, ou seja, alongar todo o corpo. Esse cuidado reduz as dores musculares no pós-caminhada”, explica ele.
Outro cuidado importante apontado por Emanuel é usar roupas e calçados confortáveis. “Se for realizar o percurso durante o dia, é necessário usar protetor solar, blusas de manga longa com proteção solar, chapéu ou boné e óculos escuros para evitar queimaduras do sol”, conclui o fisioterapeuta.
Com grande número de missas, além de uma programação festiva, o município espera receber 3 milhões de fiéis, com aglomerações em igrejas e nas ruas. “Esteja ciente de suas limitações físicas, descanse quando necessário e leve uma garrafa de água para se manter sempre hidratado”, aconselha Pátria Margarida, médica do pronto-socorro do Hetrin.
Ela ainda ressalta que o recomendado é ter sempre um frasco de álcool em gel para higienizar as mãos. “Com o tempo seco, as viroses são mais comuns, portanto, os cuidados com a saúde devem ser redobrados”, afirma a médica.
Até o dia 7 de julho, quando termina a Romaria, o Hetrin está a postos para o atendimento a romeiros. O pronto-socorro funciona 24 horas por dia e, se necessário, pode encaminhar os pacientes para outras unidades com a especialidade necessária.
Também há serviços de saúde no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), às margens da rodovia, e em tendas médicas da prefeitura de Trindade espalhadas pela cidade. Em casos de emergência, outra recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
Foto: Hetrin
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás