Aberta nesta sexta-feira (17/05), caravana oferece atendimentos nas áreas de saúde, emprego, educação, segurança e lazer, além da entrega de benefícios sociais. Estrutura fica aberta ao público até sábado (18/05)

A população de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, recebeu nesta sexta-feira (17/05) a caravana do Goiás Social, que foi comandada pela coordenadora do programa, a primeira-dama Gracinha Caiado. Além da entrega de benefícios sociais, a programação, que segue até este sábado (18/05) no Pavilhão de Exposição Feira do Peróla (Avenida Perimetral, Qd. 103, Cidade Jardim, próximo ao Polo do Cadastro Único), conta ainda com atendimentos na área de saúde, emprego, educação, segurança e lazer.

“Ninguém quer favor, mas oportunidade para trabalhar. As pessoas querem que o estado dê ferramentas para que elas possam ter renda, e é isso que fazemos todos os dias”, afirmou Gracinha, que reforçou o compromisso da atual gestão em garantir políticas públicas que atendam às demandas da população em vulnerabilidade social. “O governador Caiado não trabalha com promessas. A responsabilidade do gestor é cuidar das pessoas”, acrescentou ela.

O município de Águas Lindas de Goiás é parceiro no evento, oferecendo serviços na área de assistência social, economia, meio ambiente e desenvolvimento econômico, além de assistência jurídica para consumidores. “Depois que o governador entrou, deixamos de ser nem de Brasília e nem de Goiás. O governador assumiu a responsabilidade, trouxe para si, e hoje Águas Lindas pertence 100% ao estado de Goiás”, reconheceu o prefeito Lucas Antonietti.

“Ao longo desses últimos cinco anos, sob a liderança do nosso governador Ronaldo Caiado, essa cidade vem recebendo uma atenção como nunca recebeu por parte de um governo do estado”, frisou o vice-governador Daniel Vilela. “Já foram entregues muitos benefícios. Só do Mães de Goiás, já foram mais de 11 mil. Hoje mais quase 3 mil benefícios dos cartões Mães de Goiás. É uma demonstração de que o estado está chegando na vida das pessoas”, destacou Vilela.

Serviços
Na caravana, a população tem à disposição serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), da Defensoria Pública (acordo para regularizar guarda de filhos e divórcios, bem como reconhecimento de união estável e de paternidade/maternidade); além de emissão de RG; serviços do Vapt Vupt, e informações sobre negociação de débitos e segunda via de contas da Saneago.

“O Goiás Social é o maior programa social do Brasil. Por meio dele estamos conseguindo reduzir a extrema pobreza no nosso estado e é por isso que temos o governo mais bem avaliado do Brasil”, disse o titular da Seds, Wellington Matos. A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, ressaltou a importância da presença do estado na região. “Hoje temos condição de fazer um trabalho diferenciado nessa região, que é pujante. Não fica só na conversa”, lembrou.

Aprendiz do Futuro, Márcia da Silva relatou como o programa impactou sua realidade. “Mudou completamente a minha vida. Nunca imaginei ter essa oportunidade um dia, porque sendo de uma família de baixa renda, é muito complicado a gente manter o estudo e o trabalho. E minha mãe sempre optou pela educação. Então esse programa veio para equilibrar os dois. Tanto estudar como trabalhar”, disse ela.

Mercadão
Durante sua passagem por Águas Lindas, Gracinha Caiado também vistoriou as obras do Mercadão Goiano na cidade. Por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e o Goiás Social, o Governo de Goiás começa a entregar, no segundo semestre deste ano, espaços apropriados para abrigar mercados e feiras cobertas na região do Entorno do Distrito Federal. Batizado de Mercadões Goianos, o projeto conta com R$ 250 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e contemplará cinco municípios.

Águas Lindas será a primeira cidade a receber o Mercadão Goiano. A primeira-dama Gracinha Caiado visitou o espaço nesta sexta-feira (17/05). “Mais de 200 feirantes vão poder trabalhar e vender o seu produto da maneira como deve ser feito, isso é respeito às pessoas que precisam de oportunidade”, comentou ela.

O governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para início das obras em junho de 2023. Com previsão de conclusão ainda este ano, o objetivo principal do mercadão é impulsionar a economia da região do Entorno e oferecer mais oportunidades de emprego e renda para os moradores locais.

De acordo com o secretário Joel Braga Filho, está prevista a instalação do Vapt Vupt e de salas para cursos de capacitação nos mercadões. “São quase 8,5 mil metros quadrados em dois pisos e acabamento de primeira linha, dando dignidade aos pequenos comerciantes, feirantes e pessoas que vendiam seus alimentos antes em locais sem condições de higiene e limpeza”, reforçou Joel Braga Filho.

Fotos: Rômulo Carvalho

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author