Equipes de 10 órgãos estaduais estão à disposição do público diariamente, das 8h às 20h, com informações sobre agronegócio, vagas de emprego, empreendedorismo, cultura, culinária, capacitação e linhas de crédito

O Governo de Goiás leva uma série de serviços e orientações aos participantes da 77ª Exposição Agropecuária do Estado. O evento que começa nesta quinta-feira (16/05) e segue até 26 de maio, no Parque Agropecuário de Goiânia, a gestão estadual oferece atendimento diário, das 8h às 20h, no estande montado entre os pavilhões 9 e 10. Além de feira de produtos artesanais certificados e exposição sobre as Cavalhadas, há divulgação de informações sobre linhas de crédito, sanidade animal e vegetal, empreendedorismo e capacitação.

O estande do Governo de Goiás reúne ações e projetos de dez órgãos estaduais: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Goiás Fomento, Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria da Retomada, Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria de Segurança Pública.

No espaço é possível ter acesso a informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e outras iniciativas. Além disso, o visitante pode tirar dúvidas sobre regularização fundiária, crédito rural, sanidade animal e vegetal, declaração de rebanho, comércio ilegal de mudas, cuidados para evitar introdução de pragas e doenças, bem como sobre os selos de inspeção municipal (SIM) e estadual (SIE).

Social
Para os interessados em empreender ou que buscam uma vaga no mercado de trabalho, o Goiás Social faz o encaminhamento para vagas de emprego (são 4 mil abertas em todo o estado, sendo 2.300 em Goiânia e região metropolitana), inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos e oferece uma série de informações sobre o recém-lançado programa Impulso GO Pequenas Empresas, que concentra mais de R$ 1,3 bilhão de investimentos.

A oferta de minicursos de culinária goiana (chica doida, frango caipira, arroz carreteiro, tutu goiano, pamonhada de panela e galinhada com pequi) e atividades gamificadas no espaço do Goiás Social complementa a experiência, oferecendo oportunidades de aprendizado e entretenimento para quem passa pela Pecuária de Goiânia.

Durante todo o período da Pecuária, o Governo de Goiás também está divulgando o “Protocolo Todos Por Elas – Não é Não”. A ação busca difundir informações sobre a violência contra mulheres e meninas, sobretudo quanto à proteção, suporte e meios de denúncia. Equipes distribuem panfletos informativos ao público, além de realizar a colagem de adesivos nos banheiros dos estabelecimentos comerciais.

Operação Pecuária 2024
Na área de segurança pública também existe um esforço concentrado para garantir tranquilidade ao público da feira. A Secretaria de Segurança Pública está coordenando a Operação Pecuária 2024, iniciativa que integra as polícias Civil, Militar e Científica, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da área. O planejamento da Operação Pecuária 2024 prevê atividades de inteligência, patrulhamento ostensivo, abordagens, inspeções, resgates e outras ações dentro e fora do Parque Agropecuário.

Fotos: Brunno Falcão/Seapa e Wagnas Cabral/Seds

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author