Evento lotou Goiânia Arena, que recebeu, pela primeira vez na América Latina, imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e relíquias de Santa Bernadette Soubirous, vindas da França

Fé e devoção marcaram mais uma edição do Totus Tuus, que lotou o Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia, neste sábado (25/05). O evento da Igreja católica, realizado na capital desde 2017, contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que representou o governador Ronaldo Caiado. Durante o encontro, Daniel Vilela colocou o Estádio Serra Dourada à disposição para sediar a edição de 2025.  

“No ano que vem, o Serra Dourada completa 50 anos. Vamos ter uma série de atividades e, no que depender da gente, o Totus Tuus vai acontecer lá”, anunciou aos fiéis o vice-governador. O evento religioso é conhecido por sua capacidade de mobilizar a comunidade católica de todo o estado em um dia repleto de orações, reflexões e celebrações e shows. 

Este ano, de forma inédita, e pela primeira na América Latina, o Brasil recebeu duas preciosidades da fé católica: a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e as relíquias de Santa Bernadette Soubirous, vindas da França.

“Este evento é uma tradição para os goianos. O querido padre Marcos Rogério e a Arquidiocese de Goiânia trouxeram para todos nós a imagem de Nossa Senhora de Lourdes”, destacou Daniel Vilela. “A América Latina nunca tinha recebido essa presença e hoje o povo goiano e todos que vieram manifestar sua fé nesse momento especial, que é Totus Tuus, prestigiam a visita da imagem”, completou Vilela. 

Nesta edição, diversas atrações católicas marcam presença no Totus Tuus, como Padre Fábio de Melo, Irmã Kelly Patrícia, Irmão Luís Maria, Fraternidade João Paulo II, padre Carlos Gomes e o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

Ao avaliar o evento, padre Marcos Rogério caracterizou como “extraordinário, superando todas as expectativas. É muito bonito tudo que está acontecendo, com milhares de pessoas participando”. Padre Marcos comentou ainda sobre a previsão da próxima edição ser no Estádio Serra Dourada. “O povo pediu e acredito que será um grande momento para todo estado e o Brasil, porque tem gente conosco de todo país”, salientou.  

Considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, em lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, o Totus Tuus é realizado pela Associação Assunção e co-realizado pelo SESC Goiás, organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção e Arquidiocese de Goiânia, em parceria com outras organizações. Além disso, conta com o apoio financeiro do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) do Governo de Goiás. 

Fotos: Lucas Diener

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author