Evento reúne mais de 700 participantes para apresentar metas e indicadores, promovendo compartilhamento de informações entre as unidades da companhia

A Saneago realiza, nesta segunda (15/04) e terça-feira (16/04), o Encontro Anual de Gestores 2024. O evento, em sua segunda edição, pretende apresentar as metas, indicadores e ferramentas estratégicas das unidades da companhia, promovendo o treinamento e compartilhamento de informações, para mais de 700 participantes, no Teatro Sesi, em Goiânia. Representando o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela abriu a programação e elogiou a universalização do sistema de água, assim como a ampliação do esgotamento sanitário e a diminuição das perdas de água na distribuição.

“Isso é uma demonstração de que quando você tem um governo liderado por um governador competente, honesto, que mudou as práticas políticas e administrativas desse estado, a gente consegue alcançar a eficiência no setor público, levando o saneamento a toda a população”, disse Daniel Vilela em relação às conquistas dos últimos cinco anos. “Goiás tem hoje um atendimento muito acima da média nacional, tanto de água quanto de esgoto. Naturalmente, continuaremos investindo para que a gente possa alcançar a plena universalização dos sistemas de saneamento aqui no nosso estado”, completou.

Daniel ainda relembrou as dificuldades que a companhia enfrentou no passado. “A empresa viveu, há seis anos, o seu pior momento. E, agora, tem seu melhor momento com resultados econômicos financeiros históricos, os melhores de toda a sua existência. Então é uma grande guinada que houve ao longo desses últimos cinco anos, através da administração do atual quadro de diretores e, naturalmente, em razão da determinação e da liderança do governador”.

Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a companhia presta serviço em 223 dos 246 municípios goianos e, desde 2019, conseguiu atingir metas de universalização de água e conseguiu ampliar o sistema de esgotamento sanitário. “Nesses últimos 5 anos, a companhia cresceu muito e os números falam por si: ampliamos o esgoto para mais de 1 milhão de pessoas, saímos de 59% de cobertura no estado, já batemos 73% em dezembro de 2023. No abastecimento de água, já estamos com 98%. A universalização, cuja meta é atingir até 2033, já estamos praticamente universalizados, agora estamos procurando atender as comunidades com o saneamento rural”, afirmou ele.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, também esteve na abertura do evento e parabenizou a companhia pelos resultados. “Os avanços da Saneago são refletidos nos números que anualmente a companhia apresenta nos seus resultados financeiros, da sua ampliação de atendimento, da melhora de eficiência nos seus dados e nos seus indicadores. Isso tem sido um grande orgulho para o Governo de Goiás”, ressaltou.

Foto: Jota Eurípedes

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

About Author