Braço das Forças Armadas promove desfile de tropas e homenageia Polícia Civil de Goiás, em Goiânia

A relação colaborativa entre a Secretaria de Segurança Pública de Goiás e as Forças Armadas foi enaltecida pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta sexta-feira (19/4), durante solenidade alusiva ao Dia do Exército. “Existe parceria e integração com as nossas polícias”, frisou o governador. O evento ocorreu no Comando de Operações Especiais (Copesp), no Jardim Guanabara, em Goiânia.

Caiado prestigiou a cerimônia de comemoração pelos 376 anos da instituição, que foi marcada por homenagens. Entre elas, a entrega do diploma de Colaborador Emérito à Polícia Civil de Goiás, representada pelo delegado-geral André Ganga. Trata-se de uma honraria concedida a personalidades ou instituições que tenham praticado alguma ação ou serviço em prol da força armada.

“Quando se junta a nobreza do propósito de servir, essa parceria é praticamente automática e natural. Então, temos com a Secretaria de Segurança Pública uma parceria tremenda”, afirmou o comandante de Operações Especiais do Exército, general Andrelucio Ricardo Couto. “Compartilhamos conhecimentos e experiências em diversas áreas, e tudo isso faz de Goiânia um lugar especial”, completou.

O governador comentou, em entrevista, sobre a admiração ao Exército. “É uma instituição que temos orgulho pela maneira como se comporta, pela responsabilidade de manter o patrimônio de todos os brasileiros, que é o território nacional”, disse Caiado. “Fiz questão, como governador de Goiás, de trazer meus cumprimentos e dizer que o Comando de Operações Especiais conta com o governo do Estado como parceiro.”

O Exército Brasileiro celebra 376 anos de atividade. O evento de comemoração em Goiânia teve a participação de cerca de 2 mil militares, além de dezenas de estudantes das redes municipal e estadual de ensino. A solenidade contou com entrega de premiações esportivas de torneios militares e gestos patrióticos, como a exibição da Bandeira Nacional e o canto de hinos.

Histórico
O Dia do Exército é celebrado em memória à Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, em Pernambuco. O conflito é considerado decisivo para a unificação do território brasileiro e um dos episódios fundadores da identidade nacional. A data ficou marcada como oportunidade de homenagear o Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção da nação.

Fotos: André Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author